O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), da Universidade Federal do Pará, vem a público manifestar sua solidariedade à antropóloga Beatriz Matos, docente do PPGA, companheira do indigenista Bruno Pereira assassinado, juntamente com o jornalista inglês Don Philips, enquanto combatia de forma incansável a violência contra os povos indígenas do Vale do Javari.

As mortes de Bruno Pereira e Don Philips se somam a outras mortes menos visibilizadas, nem por isso menos dolorosas; e todas têm a marca da estratégia cruel e violenta com a qual o governo brasileiro vem lidando com os povos da floresta e com aqueles que ativamente lutam por seus direitos.

Como pessoas cidadãs e pesquisadoras e, particularmente, como pessoas companheiras de trabalho de Beatriz Matos, reiteramos a nossa indignação, o nosso repúdio, a nossa profunda tristeza com o desfecho dessas duas semanas de angústia e revolta acompanhadas com perplexidade pelo mundo todo. 

Nossa solidariedade aos familiares de Bruno Pereira e Don Philips, aos povos indígenas do Vale do Javari, a todos os povos que vivem e lutam pela existência da floresta amazônica. Esperamos que essas mortes sejam elucidadas e que a crueldade contra esses povos, contra as pessoas e organizações engajadas nessas lutas causem indignação a todos os brasileiros. O Brasil não suporta mais tanta violência.