O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará comunica à tod@s que o Caderno 4 Campos, periódico sob responsabilidade dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA), acaba de publicar seu número 2 | 2018, volumes I e II.

disponível para acesso em: https://caderno4campos.wixsite.com/inicio/a

O presente número, dividido em dois volumes, traz em suas páginas a partilha inédita de algumas das experiências do Prof. Dr. Pedro Paulo Funari, tendo como ponto principal a Amazônia brasileira na vida acadêmica e profissional do autor. No texto seguinte, nosso colega Diego Pérez del Arco nos dá acesso a algumas linhas de seu diário de campo, convidando-nos em seguida a uma reflexão sobre o ato de ser, a um só tempo, antropólogo e estrangeiro em um país.

Em seguida, nossas páginas dão lugar ao resultado dos esforços empreendidos pelos discentes Sabrina Campos, Glenda Fernandes, Cibelly Figueiredo e Ney Gomes, que organizaram o I Colóquio "Paisagens, Dinâmicas e Sensibilidades": Pelo direito ao Centro Histórico de Belém, realizado entre os dias 25 e 26 de junho de 2018, no Auditório Setorial Básico da Universidade Federal do Pará com o apoio do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (DPHAC/SECULT) e do Grupo de Antropologia do Turismo na Amazônia (GATA/PPGA).

O evento obteve como parte de seus sucessos a elaboração de Grupos de Trabalho que conseguiram congregar pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas entorno da reflexão de algumas das múltiplas paisagens amazônicas, com dedicada atenção às suas apropriações, representações, movimentos e transformações. Os resultados das discussões destes GTs estão aqui reunidos nos presentes volumes e integram o dossiê homônimo ao evento, também sob responsabilidade dos discentes citados. Fechando a presente edição, temos o ensaio fotográfico realizado pela discente Glenda Fernandes, explorando suas percepções fotográficas embebidas pela emoção devocional que constitui a procissão do Círio de Nazaré.

Agradecemos a todxs que contribuíram para a elaboração do presente número. Anunciamos também que o Caderno 4 Campos está aberto a colaborações e produções acadêmicas, recebendo em regime de fluxo contínuo para publicação semestral. As normas para submissão podem ser encontradas em: https://caderno4campos.wixsite.com/inicio/diretrizes