Acaba de ser publicada uma edição especial do periódico britânico Annals of Human Biology (AHB), que teve a organização de Hilton Pereira da Silva - professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA) e coordenador do  Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Ambiente (LEBIOS)- juntamente com as professoras doutoras Barbara Piperata, do Departamento de Antropologia da Ohio State University, EUA, e Darna Dufour, do Departamento de Antropologia da University of Colorado at Boulder.

O número especial é uma homenagem à realização dos Jogos Olímpicos no Brasil. A Society for the Study of Human Biology considerou importante editar um número especial chamando  atenção para a biologia humana na Amazônia, foco de estudos há muitas décadas.

Investigação - Os artigos desta edição discutem a questão da Bioantropologia na Amazônia, investigando os processos evolutivos e adaptativos, desde os ancestrais primatas até as populações humanas contemporâneas. Alguns desses artigos são de autoria de pesquisadores das áreas Ciências Biológicas e Humanas da UFPA.

Para o professor Hilton Silva, a participação do PPGA na organização dessa edição do periódico representa o reconhecimento do programa pela comunidade acadêmica. “Somos o único programa no País a oferecer formação específica na área de Bioantropologia, em níveis de mestrado e doutorado. O envolvimento de membros do PPGA na organização de um volume especial sobre a Amazônia neste periódico é uma demonstração  de  reconhecimento internacional à expertise de pessoas de nossa instituição sobre questões relevantes para a região”, afirma o professor.

LEBIOS - O Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS) é um grupo de  pesquisa que se iniciou no Setor de Antropologia Biológica do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de janeiro e, em 2009, vinculou-se à UFPA, tendo sua base no Programa de Pós-Graduação em Antropologia, funcionando, atualmente, nas  instalações físicas do Laboratório de Antropologia, ligado ao IFCH.

O LEBIOS busca ampliar os conhecimentos sobre as inter-relações dinâmicas entre os seres humanos e o seu meio ambiente, por meio de metodologias bioantropológicas.

AHB - O Annals of Human Biology é o periódico científico oficial da Society for the Study of Human Biology, da Inglaterra. Além disso, é um importante meio de difusão de pesquisas sobre biologia humana e estudos bioantropológicos.

Mais informações sobre este volume especial do AHB estão disponíveis no blog  da Bioantropologia.

Texto: Caio Maia – ASCOM/IFCH
Foto: Reprodução / Google