A Comissão Organizadora convida todos os interessados a participar do Curso de Extensão V Caminhos da Arqueologia na UFPA: desvendando a Geoarqueologia, que ocorrerá no Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/IFCH nos dias 27 e 28 de abril de 2016.

O curso tem sido oferecido anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), sempre com grande procura. O intuito é aproximar interessados em Arqueologia à realidade da disciplina, um tema ainda tão distante da população em geral. Em todas as edições procuramos apresentar esta área de atuação contando com a presença de pesquisadores e alunos de pós-graduação do PPGA. O objetivo é mostrar os caminhos para a formação profissional, buscando inovar na programação a cada edição.

Desde a quarta edição começamos a apresentar a arqueologia em suas diversas áreas de atuação, e em 2016 apresentaremos um dos campos específicos da disciplina, a Geoarqueologia. Em sua quinta edição, temos o prazer em anunciar mais um evento que contará com a participação de pesquisadores renomados nas áreas da Geoarqueologia nas Américas, e da Arqueologia Amazônica.

Serão oferecidas quatro palestras e uma atividade prática de análise de solos, sob a responsabilidade do Dr. Morgan J. Schmidt, pesquisador do Museu Emílio Goeldi (MPEG), que também ministrará uma das palestras. Teremos ainda palestra de abertura ministrada pela professora do PPGA Dra. Denise P Schaan, e uma palestra especial sobre a área de atuação da Geoarqueologia na América do Sul, ministrada pelo Dr. Julio Cezar Rubin de Rubin, professor do curso de Bacharelado em Arqueologia da PUC-GO, e pesquisador do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da mesma instituição, autor de diversos artigos e livros sobre o tema. O curso contará também com um Módulo sobre a interface entre os quatro campos da Antropologia, apresentando uma pesquisa inédita da antropóloga e professora do PPGA Dra. Jane F. Beltrão, em parceria com o doutorando em Arqueologia Rhuan Carlos S. Lopes.

O público alvo deste curso é de alunos de graduação e de pós-graduação de cursos diversos, bem como de todos os interessados em Arqueologia. As pré-inscrições vão ser realizadas online, e as vagas são limitadas. Outras informações podem ser acessadas através do blog V Caminhos da Arqueologia na UFPA  http://www.vcaminhosarqueologia.blogspot.com.br/