Em face das denúncias realizadas pelos discentes do PPGA em nota pública, e também encaminhada por eles para as instâncias responsáveis da Universidade Federal do Pará (UFPA), destacamos os seguintes pontos definidos em reunião de colegiado do PPGA de 12 de fevereiro de 2025 (cuja pauta e documentos pertinentes foram compartilhados com os membros do colegiado 48 horas antes):
- Os estudantes reprovados terão uma segunda oportunidade de cursar a disciplina ainda no primeiro semestre de 2025, a fim de não terem sua trajetória acadêmica interrompida.
- Destacaremos outro professor para ministrar esta disciplina em 2025 até que as denúncias sejam apuradas.
- A coordenação do PPGA e seus docentes ofereceram suporte e acolhimento institucional às manifestações dos seus discentes, tais como a cobrança de apuração e o compromisso de evitar a perda de bolsas de estudo.
O PPGA é historicamente sensível às causas indígenas, quilombolas e de muitos outros coletivos marginalizados da e na Amazônia. Portanto, é nosso dever acolher, dar escuta e encaminhar as vozes desses estudantes.
Lembramos, todavia, que as denúncias precisam ainda ser propriamente investigadas pelas instâncias responsáveis da UFPA.