O Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará torna público o resultado final do Concurso Público para provimento de vaga para Professor Adjunto da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará, em Arqueologia na Amazônia, regido pelo Edital nº. 277/2016, de dezoito de agosto dois mil e dezesseis, da UFPA. Acesse aqui o Mapa de Notas

O Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará torna público o resultado da 1ª Etapa do Concurso Público para provimento de vaga para Professor Adjunto da Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará, em Arqueologia na Amazônia, regido pelo Edital nº. 277/2016, de dezoito de agosto dois mil e dezesseis, da UFPA. Ressaltando que em virtude de problemas operacionais o prazo para interposição de recurso será de 48 (quarenta e oito) horas a partir da divulgação do resultado na página do CEPS/UFPA. Acesse aqui o Mapa de Notas

O colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia deliberou em reunião extraordinária, realizada em 21 de novembro de 2016, prorrogar o prazo de inscrições para a seleção ao mestrado e ao doutorado. Em face às condições de ocupação e greve de diversas instituições, o colegiado decidiu, em caráter excepcional, modificar o Item 1.3 do referido edital (1.3. Documentos necessários à inscrição), não sendo necessário, no momento da inscrição ao processo seletivo, o candidato concluinte apresentar a "declaração do dirigente de seu curso de Graduação de que é concluinte", acesse aqui Edita de Retificação na íntegra.

 

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará considera que as últimas ações governamentais, dentre as quais a Proposta de Emenda à Constituição n. 55, de 2016, que tramita no Senado Federal e que institui um novo regime fiscal que vigará por 20 exercícios financeiros do Governo Federal, e a Medida Provisória n. 746, de 2016, que também tramita no Senado Federal e que reforma o Ensino Médio, assim como outras ações que ameaçam diversos direitos adquiridos, sobretudo da classe trabalhadora, afetam negativamente as profissões de Antropólogo, Arqueólogo e Bioantropólogo, além de terem implicações nefastas sobre o funcionamento do ensino superior, sobre a produção científica e sobre a atuação da pós-graduação no Brasil. Consciente do papel de grande relevância que os Programas de Pós-Graduação e as Universidades Federais desempenham para o desenvolvimento social do Brasil, em particular na Amazônia, por meio das atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação desempenhadas por seus docentes, discentes e pessoal técnico-administrativo e preocupado, por um lado, com a maneira como as ações governamentais que atingem nossas profissões têm sido encaminhadas, sem consulta prévia à população ou à comunidade acadêmica e, por outro, com as consequências funestas dessas ações, caso implementadas, os docentes do e os discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, reunidos em reunião colegiada no dia 21 de novembro de 2016, entendem que são legítimas as manifestações docentes de paralisação e as ocupações discentes nas Instituições Federais de Ensino Superior, apoiando-as e incentivando a participação ativa de seus docentes e discentes nessas manifestações e ocupações. Assim, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará reitera sua adesão às notas já publicadas tanto pelas entidades científicas das áreas de Antropologia e Arqueologia (notas da Associação Brasileira de Antropologia de 26 de outubro de 2016 e de 01 de novembro de 2016 e nota da Sociedade de Arqueologia Brasileira de 17 de outubro de 2016), como pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará de 25 de outubro de 2016. 

Belém, 21 de novembro de 2016.

O Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA convida todos (as) a participarem da Programação do Procad que integrará as atividades relativas a ocupação da UFPA, conforme decidido em assembleia realizada pelos Docentes, Técnico Administrativo e Comissão formada pelos Discentes do PPGA e PPGSA, ocorrida em 16/11/2016. Acesse a programação

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia convida a todos para as seguintes Defesas de Tese:

1. Discente Lilian Castelo  Branco de Lima, intitulada: “Maricota Apinajé: Uma Mulher-Patrimônio em Tramas de Saberes”, que ocorrerá no dia 16 de novembro de 2016, às 14h, no Auditório do IFCH.

 

Banca examinadora:

Profª. Drª. Joelma Cristina Parente Monteiro Alencar - UEPA, examinadora externa

Profª. Drª. Beatriz de Almeida Matos - IFCH/UFPA, examinadora externa

Profª. Drª. Edna Ferreira Alencar – PPGA/UFPA, examinadora interna

Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros – PPGA/UFPA, examinador interno

Prof. Dr. Witembergue Gomes Zaparoli – UFAM, examinador externo suplente

Profª. Drª. Rosa Elizabeth Acevedo Marin – PPGA/UFPA, examinadora interna suplente

Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco– PPGA/UFPA, orientador e presidente.

 

 

Nesta semana, os membros dos Comitês Assessores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ao chegarem em Brasília, para realizar o julgamento dos processos referentes à demanda de Produtividade em Pesquisa, foram surpreendidos pela informação de que o CNPq poderia aplicar um corte de 20 a 30% das bolsas ativas nesta rodada, caso persistam os cortes orçamentários aos quais o CNPq vem sendo submetido. Ressaltamos que a bolsa de Produtividade em Pesquisa é de importância estratégica para a manutenção de condições mínimas de sobrevivência da pesquisa científica nacional. Os pesquisadores contemplados com esta bolsa são sistematicamente avaliados, possuindo altos níveis de produtividade acadêmica e científica no Brasil. O corte de tal auxílio à pesquisa certamente virá a reduzir o já combalido quadro de financiamento do avanço científico e tecnológico, de que o nosso país tanto necessita. 

Diante das preocupantes notícias de possíveis cortes drásticos em bolsas e financiamentos do CNPq, manifestamos a nossa indignação com o progressivo desmonte das condições de viabilização das atividades de pesquisa e formação de novos pesquisadores, saiba mais...