O fazer antropológico em meio ao caos: O que nossas pesquisas falam sobre o impacto da pandemia do COVID-19 em nossos campos e nosso trabalho?

Os impactos do Sars-CoV-2, causador da atual pandemia de covid-19, popularmente chamado de Coronavírus, serão notáveis em períodos futuros, perpassando as diversas áreas das interações humanas. Desde os primeiros casos de contágio em Wuhan, na China, até o início de 2021, mais de dois milhões de pessoas já morreram em diversas partes do globo devido a complicações da doença. Como resultado, a pandemia tem reconfigurado o ritmo de diversas formas de trabalho e relações sociais em diferentes grupos e esferas; seus malefícios têm afetado pessoas, em diferentes níveis – físicos e psíquicos. No meio acadêmico, os impactos psicológicos da diminuição do contato humano, das restrições nas atividades de ir e vir e de novas formatações interacionais unem-se em um cenário de medo e oscilações. Contudo, mesmo ante tal panorama perturbador e suas incertezas, o mundo acadêmico continuou com suas pesquisas e cobranças, apesar das adaptações elaboradas, seja pela CAPES ou pelas Universidades. O objetivo deste dossiê é justamente analisar, pesquisar, mostrar e narrar as formas e modos que nossas pesquisas foram tocadas pelo período e efeitos da pandemia: como a ciência que fazemos ou os resultados que buscamos foram afetados por este momento sem par na história recente? O dossiê será publicado no número II/2021 de Caderno 4 Campos, organizado pelos discentes Laura Vieira, Felipe Damasceno e o Editor do Periódico. Para o dossiê, serão aceitos artigos, notas de pesquisa e ensaios fotográficos que tenham por tema o impacto da pandemia vigente nas pesquisas nos 4 campos da antropologia; destacando como o cenário atual influencia nossas investigações e nossas relações com as comunidades com as quais trabalhamos, além dos lugares e as paisagens que pesquisamos. Serão aceitos também relatos de experiências de pesquisadoras em Antropologia, Arqueologia ou Bioantropologia em meio à pandemia.

Visitar o site do periódico ou entrar em contato com os organizadores para detalhes de formatação e prazo. 

https://caderno4campos.wixsite.com/inicio

O Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, torna público o resultado da Defesa Oral dos Pré-Projetos para o Processo Seletivo de MESTRADO/2020, regido pelo Edital nº. 003/2020.

A interposição de recurso deverá ocorrer em até dois dias úteis em sequência à divulgação do resultado da Etapa, e deverá ser devidamente fundamentado em formulário próprio disponível no Edital, conforme o Anexo 5. Os recursos deverão ser encaminhados obrigatoriamente para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Resultado Defesa Oral dos Pré-Projetos - Mestrado

O Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, torna público o resultado da Prova de Conhecimento em Antropologia para o Processo Seletivo de MESTRADO/2020, regido pelo Edital nº. 003/2020.

A interposição de recurso deverá ocorrer em até dois dias úteis em sequência à divulgação do resultado da Prova, e deverá ser devidamente fundamentado em formulário próprio disponível no Edital, IDENTIFICADO APENAS COM O Nº. DE INSCRIÇÃO, conforme o Anexo 5. Os recursos deverão ser encaminhados obrigatoriamente para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Resultado Prova de Conhecimento em Antropologia - Mestrado 

O Programa de Pós- Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, torna público o resultado da Prova de Conhecimento em Antropologia para o Processo Seletivo de DOUTORADO/2020, regido pelo Edital nº. 002/2020.

As interposições de recursos deverão ocorrer em até dois dias úteis em sequência à divulgação dos resultados da Prova, e deverá ser devidamente fundamentado em formulário próprio disponível no Edital, IDENTIFICADOS APENAS COM O Nº. DE INSCRIÇÃO, conforme o Anexo 5. Os recursos deverão ser encaminhados obrigatoriamente para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Resultado Prova de Conhecimento em Antropologia - Doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia comunica a todos/as sobre a Defesa de Dissertação da discente Taynara Soares do Nascimento Sales, intitulada Arqueologia contemporânea na Amazônia: reprodução da iconografia e cerâmica da cultura Maracá, que acontecerá no dia 10 de dezembro de 2020 às 15h, em ambiente virtual https://meet.google.com/cwy-cyor-iah