No próximo dia 18 de outubro, deve ocorrer o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3239 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A ação questiona a legalidade do Decreto nº 4887/2003, que tem como objeto a titulação de terras quilombolas no Brasil, colocando ainda mais em risco a já enfraquecida política de demarcação desses territórios. O PPGA soma-se à comunidade acadêmica e assina a Nota da comunidade acadêmica em favor da titulação de terras quilombolas e em repúdio ao pedido da ADI 3239. Acesse a Nota na íntegra

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia convida todos a participarem do Seminário Internacional Antropologia em Foco VI, que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2017 no auditório do IFCH/UFPA. Maiores informações e Inscrição acesse aqui

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA torna público o resultado final da seleção simplificada de Bolsista PNPD/CAPES conforme segue:

 

Candidata

Etapa Eliminatória

Etapa classificatória

Resultado

 

Carta de Apresentação

Projeto de Pesquisa

Curriculum Vitae

 

Cláudia Minervina Souza Cunha

 

Sim

9X2

10

28

Isabela Guerreiro Diniz

 

Sim

10X2

9.4

29.4 - selecionada

 

Comissão de Seleção

Prof. Dr. Hilton Pereira da Silva (presidente)

Profa. Dra. Érica Quinaglia Silva

Profa. Dra. Renata de Godoy

Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros (suplente)

O FAZER ANTROPOLÓGICO COMO FORMA DE RESISTÊNCIA 

Em sua sexta edição, o SEMINÁRIO INTERNACIONAL ANTROPOLOGIA EM FOCO tem por objetivo o de viabilizar um fórum de debates sobre a interdisciplinaridade em Antropologia com relação a temas de relevância para a Pan-Amazônia, ao estabelecer o diálogo entre acadêmicos/as que apresentam resultados de pesquisas já realizadas e estudantes de pós-graduação que iniciam suas trajetórias junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) nos quatro campos da Antropologia (Antropologia Social e Cultural, Arqueologia, Bioantropologia e Antropologia Linguística) e suas interfaces disciplinares. Maiores informações e programação, acesse aqui

Normas para submissão de Resumos e Trabalhos Completos – Comunicações Coordenadas

Parabéns a todas e todos por mais esta conquista com a elevação de conceito para a nota 5 na avaliação quadrienal 2013-2016 da CAPES.

O PPGA mais uma vez estabelece seu papel de liderança regional e agora nacional na área, e confirma o seu pioneirismo na abordagem quatro campos no Brasil da Antropologia, Arqueologia, Bioantropologia e Linguística.

Hoje polo de ensino, pesquisa e extensão em Antropologia na Amazônia, o PPGA possui um corpo docente qualificado, engajado, produtivo e referenciado.

Esta conquista não se faz sozinha, é a soma de um esforço coletivo e histórico de todo um grupo empenhado na busca pela excelência, mas isto exige uma dedicação constante.

Mais uma vez parabéns a todas/os e rumo à internacionalização! 

 

A coordenação do PPGA

 

Prof. Dr. Diogo M. Costa

 

Prof. Dr. Fabiano S. Gontijo

Com satisfação, o Programa de Pós Graduação em Antropologia convida todos a participar do III Seminário de Bioantropologia do PPGA/UFPA, com o tema O lugar da "BIO" na Antropologia, a se realizar nos dias 28 e 29 de setembro, no auditório do IFCH/UFPA.

O evento foi elaborado com o objetivo de apresentar a antropologia biológica em seus variados campos à comunidade acadêmica, além de mostrar a diversidade de abordagens que podem ser realizadas utilizando-se os instrumentos antropológicos para a compreensão da vida das populações do passado e do presente, e ser um painel sobre os trabalhos em andamento no PPGA e nossas parcerias institucionais.

Como atividade paralela, destacamos a realização da I Exposição sobre Evolução Humana do PPGA/UFPA que acontecerá no dia 29 de setembro de 2017, das 8h às 18h, na sala da Congregação – IFCH/UFPA, entrada franca.

Pré-inscrição no III Seminário de Bioantropologia do PPGA/UFPA   clique aqui

Informamos que o Edital do PROFILE, sessão Outubro/ 2017 já está disponível no site (http://www.ufpa.br/profile)

Período de inscrições: 11 a 22 de setembro de 2017.
Data de divulgação dos horários e locais de PROVA: 02 de outubro de 2017, às 18h. 
Data da PROVA : 10 de outubro de 2017.
Data do resultado; 30 de outubro de 2017, 18h.

 

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia convida todos para a Defesa de Dissertação do discente Emanoel Fernandes de Oliveira Junior, intitulada: Sumitsubo: um estudo acerca das moradias construídas por imigrantes japoneses em Tomé Açú - Pará, que ocorrerá no dia 04 de setembro de 2017, às 10h, na Sala 02 PPGA/LAANF.