O Programa de Pós-Graduação em Antropologia convida a todos para participar da palestra intitulada Quem foram os mais antigos habitantes de São Paulo? Um estudo dos esqueletos do Vale do Ribeira de Iguape, que será proferida pela Profª. Drª. Mercedes Okumura Coordenadora do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos Instituto de Biociências Universidade de São Paulo.

Local: Miniauditório do PPGA/IFCH/UFPA

Data: 31 de agosto de 2023

Horário: 14h

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará, Convida todes a submeter propostas ao simpósio temático “Entre Artefatos e refeições: arqueologias das práticas alimentares”, coordenado por Laura Furquim (USP), Myrtle Shock (UFOPA) e Daiana Alves (UFPA).

O ST fará parte da programação da V Reunião de Arqueologia Brasileira - Região Norte, vulga SAB-Norte que ocorrerá de 12 a 16 de setembro de 2023. O tema da reunião é “Um NORTE para a ARQUEOLOGIA”.

Bora falar de comida, mana!

Nossas panelas estão abertas até 20/07. Se botem!

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia divulga o V Fórum Nacional de Acervos Arqueológicos, o qual o LADS/PPGA está organizando em parceria com o MPEG e a Secult/PA. Na ocasião, solicito a divulgação deste evento no site e mídias sociais de nosso programa.

As inscrições para apresentação de trabalhos estarão abertas até o dia 23/09/22, através do site: https://acervosarqueologicos.wordpress.com/inscricoes-3/
Para ouvintes estarão abertas até o dia 31/10/22 e abrirão novamente de maneira presencial durante o evento.

Os canais Farol de Alexandria e Antiguidade e Paradigmas no YouTube apresentam a 2ª Live da Série sobre Arqueologia da Amazônia com o título: Arqueologia e História das Cidades Antigas da Amazônia. Traremos dois arqueólogos com longa experiência em escavações na Amazônia:

Profª. Drª. Daiana Travassos Alves – Professora de Arqueologia da UFPA, tem publicações sobre arqueobotânica das culturas indígenas do Tapajós.

Ms. Rafael Almeida Lopes - Doutorando em Arqueologia pelo MAE/USP, pesquisa as produções cerâmicas dos sítios arqueológicos do Médio Solimões.

20/07/2022 – 19h  – Canal Farol de Alexandria no YouTube

LINK DA LIVE

LINK PARA INSCRIÇÃO NO EVENTO E PARA OBTER O CERTIFICADO

Caso não tenha conta no even3 ao fazer o login/inscrição será necessário criar uma conta.

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA está com inscrições abertas para o Processo Seletivo para as turmas de 2021 dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico. O prazo de inscrição no Processo Seletivo vai até 09 de novembro e será inteiramente virtual.

Visando auxiliar os candidatos para esta seleção, serão promovidas, inicialmente, três oficinas preparatórias, no mês de novembro, nos dias 04, 05 e 06 de forma inteiramente online, em virtude da pandemia do novo coronavirus.

O Programa de Pós Graduação em Antropologia (PPGA) convida a todos para a Roda de Conversa: Arqueologias para a Amazônia, com a Profª. Drª. Daiana Travassos (Legado sob Nossos Pés: Vestígios Arqueobotânicos da Longa História do Manejo Agroflorestal em Sítios de Terra Preta no Baixo Tapajóse o Prof. Dr. Pedro da Glória (Caminhos de Pesquisa em Bioarqueologia na Amazônia). A programação será realizada no dia 25 de novembro de 2019, às 14h, no Miniauditório do PPGA/IFCH.

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia convida todos a participarem das Jornadas do Programa intitulada Antropologia (s) ancorada (s) na (s) Amazônia (s), que será realizada nos dias 20 de novembro e 5 a 7 de dezembro de 2019, no auditório do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará Campus Belém.

As inscrições deverão ser realizadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. em dois períodos:

4 a 18 de novembro para a programação do dia 20/11

25 de novembro até 3 de dezembro para as demais programações

Confira a programação aqui

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia convida a todos para participar da palestra intitulada Ressonâncias da terra: escuta e territorialidades diante das contradições do desenvolvimento na Amazônia, que será proferida por Maria  Fantinato Geo de Siqueira doutoranda em Etnomusicologia na Universidade de Columbia, NY/EUA.

Local: Auditório do IFCH

Data: 27 de junho de 2019