A cerimônia de premiação da quinta edição do Prêmio Benedito Nunes foi realizada no dia 9 de julho, no auditório da Secretaria de Gestões Superiores (Sege) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O prêmio contempla as melhores teses de doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação dos Institutos de Ciências da Arte (ICA), Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Letras e Comunicação (ILC). A Tese vencedora desta edição foi “Arte Pará: uma interpretação antropológica e visual”, do Prof. Dr. John Fletcher Couston Júnior.

O trabalho, escrito pelo Prof. Dr. John Fletcher Couston Júnior. e orientado pelo Prof. Dr.  Ernani Pinheiro Chaves, realiza uma abordagem histórica e antropológica de 34 edições do Salão Arte Pará, entre 1982 e 2015. A Tese foi defendida para conclusão do doutorado no PPGA.

Para ler a matéria completa acesse aqui

Como parte do Termo de Cooperação vigente entre a UFPA e o Departamento de Arqueologia do Instituto MaxPlanck for the Science of Human History (MPI-SHH), em Jena, Alemanha, o professor Hilton Silva, do Programa de Pós-Gaduação em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade, foi convidado para realizar duas palestras e conhecer os laboratórios de alta performance de isótopos estáveis e de análises proteicas de uma Instituição alemã e uma austríaca. As visitas foram realizadas durante a primeira semana de julho, o primeiro compromisso de Hilton Silva foi realizar a palestra "Traditional Populations, Socioecological Changes, and the Challenges for Transdisciplinary Research in the Amazon" para os membros do MPI-SHH. Além da palestra, o professor também participou de reunião para discutir a ampliação de projetos de pesquisa em colaboração com o Max Planck, nos campos da Bioantropologia e da Antropologia Forense.

Notícia completa acesse aqui.

A cerimônia de premiação da quinta edição do Prêmio Benedito Nunes foi realizada no dia 9 de julho, no auditório da Secretaria de Gestões Superiores (Sege) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O prêmio contempla as melhores teses de doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação dos Institutos de Ciências da Arte (ICA), Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e Letras e Comunicação (ILC). A tese vencedora desta edição foi “Arte Pará: uma interpretação antropológica e visual”, do professor John Fletcher.

Para maiores informações acesse aqui.

 

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia convida a todos para participar da palestra intitulada Ressonâncias da terra: escuta e territorialidades diante das contradições do desenvolvimento na Amazônia, que será proferida por Maria  Fantinato Geo de Siqueira doutoranda em Etnomusicologia na Universidade de Columbia, NY/EUA.

Local: Auditório do IFCH

Data: 27 de junho de 2019

Horário: 14h30