O Núcleo de Arqueologia do Programa de Pós-Graduação em Antropologia promove atividade de extensão na Escola de Aplicação da UFPA.

 

O Núcleo de Arqueologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), em parceria com a Escola de Aplicação da UFPA, promove nos dias 14, 18 e 20 de Abril de 2018 atividades de extensão do evento VI Caminhos da Arqueologia na UFPA: a arqueologia vai à escola. Com a participação de discentes de graduação e de pós-graduação, este vento tem como principal objetivo apresentar a Arqueologia para estudantes do ensino médio do antigo NPI, em parceria com professores da Equipe de História desta instituição: em parceria com Expedito Quaresma, professor da Equipe de História desta instituição. A proposta este ano é apresentar a arqueologia enquanto profissão. Em edições anteriores visamos sobretudo demonstrar a diversidade das pesquisas arqueológicas desenvolvidas na UFPA e na Amazônia.

 

Normalmente oferecido à comunidade acadêmica no formato de curso de extensão, este ano o Caminhos da Arqueologia na UFPA foi planejado para atender demanda especial, e, portanto não abriu inscrições para públicos externos. Em março do corrente ano o professor Expedito Quaresma entrou em contato com a professora Renata de Godoy, e a partir de então formou-se uma equipe de discentes engajados em estimular estudantes secundaristas na escolha da Arqueologia enquanto profissão, tão carente de recursos humanos no Brasil e na Amazônia. Contando com organização da profa. dra. Renata de Godoy e coordenação da mestranda Sabrina Fernandes, fazem parte da equipe: a doutoranda Tallyta Suenny Araújo e os doutorandos Ney Gomes e Tiago S. A. Muniz; as mestrandas Emilly Santos, Gabrielle Botelho e Laura Vieira; e as graduandas do curso de Ciências Sociais Brenda Bandeira e Amanda Carneiro. 

 

Em sua sexta edição priorizando atividades de extensão, este evento sempre contou com discentes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) em sua organização. O intuito é aproximar públicos externos à Arqueologia, e apresentá-la enquanto área de atuação importante e atuante na UFPA. Nas cinco edições anteriores o curso contou com a presença de pesquisadores externos: da UFOPA, do MPEG e da PUC-GO.  As duas últimas edições focaram em áreas específicas de atuação na arqueologia, a Bioarqueologia e a Geoarqueologia, reforçando para a comunidade acadêmica uma das características mais marcantes desta ciência: sua interdisciplinaridade. Sua última edição foi em 2016.

 

Este ano, em esforço coletivo, a equipe se encarregou de ministrar palestras para 96 estudantes secundaristas no auditório da Escola de Aplicação no último sábado, dia 14 de abril. A equipe apresentou temas que versaram sobre os objetos de estudo da arqueologia, a prática e a pluralidade da disciplina, indicando caminhos para formação no Brasil e reforçando a necessidade de sensibilização da opinião pública para preservar passados e presentes ainda desconhecidos do grande público. 

Palestras ministradas por discentes do PPGA no dia 14/04/18. Fotos: Brenda Bandeira.

Palestras ministradas por discentes do PPGA no dia 14/04/18. Fotos: Brenda Bandeira.

 

Exposição itinerante na Escola de Aplicação da UFPA, em 14/04/18. Fotos: Brenda Bandeira.

 

Ao final as turmas foram apresentadas ao sítio arqueológico Engenho do Murutucu, localizado no bairro Curió-Utinga, e visitaram a exposição com artefatos arqueológicos e imagens das escavações já realizadas no referido sítio. Trata-se de uma exposição itinerante do projeto Sítio-Escola Engenho do Murutucu, do Laboratório de Arqueologia Histórica do PPGA, coordenado pelo prof. Dr. Diogo Menezes Costa. Nos dias 18 e 20 de abril turmas que totalizarão aproximadamente 180 estudantes se revezarão em visitas mediadas ao Engenho do Murutucu coordenadas pela mestranda Sabrina Fernandes, que também desenvolve sua dissertação de mestrado no referido sítio.  

 

Mais informações podem ser acessadas no blog do evento: http://vicaminhosarqueologia.blogspot.com.br/2018/04/acomissao-organizadora-convida.html

 

Serviço:

VI Caminhos da Arqueologia na UFPA: a arqueologia vai à escola.

Data: 14, 18 e 20 de abril de 2018

Local: Auditório da Escola de Aplicação da UFPA e sítio arqueológico Engenho do Murutucu

Fotos de Brenda Bandeira